domingo, 30 de outubro de 2016
14. Inteligência Artificial – A Estrela da Morte
Você ouve um barulho estranho e percebe que o compactador de lixo foi acionado. Os alarmes direcionam os soldados do império para a seção da Estrela da Morte em que você se esconde. É o seu fim. De repente cai pelo teto um pedaço brilhante de metal. R2D2? Não pode ser! Suas esperanças retornam. R2D2 chega perto da porta do compactador e causa um curto circuito nos comandos principais. Vocês saem correndo pelos corredores intermináveis sem olhar para trás quando R2D2 subitamente para. Nosso androide percebe que o mapa que possui do interior da nave esta errado. E agora? Como vocês fugirão dessa estrela?
Você senta calmamente ao lado do robô, fecha os olhos e se concentra na força. E a resposta aparece! Rapidamente você aperta alguns botões nas costas do R2D2 fazendo com que ele inicie um método de busca em grafos sem informações. Uma BUSCA CEGA. R2D2 define cada cruzamento dentro da nave como nós e seus corredores como ramos. O nó onde vocês estavam é o nó raiz. R2D2 inicia uma busca em largura expandindo primeiro o nó raiz. Consequentemente todos os sucessores do nó raiz são expandidos. E os novos sucessores também. A busca em largura sem informações é uma instância do algoritmo de busca em grafo. O nó mais raso não expandido é o novo nó escolhido para a expansão. Assim, os novos nós, que são sempre mais profundos que os anteriores, vão para o final da fila, e os mais antigos são expandidos primeiro.
Os guardas estão chegando. R2D2 não esta progredindo rapidamente. O problema é que nosso androide esta aplicando um teste de objetivo em cada nó gerado. Como a Estrela da Morte é enorme, a profundidade dos nós é praticamente infinita. Não haverá tempo para a fuga antes dos soldados chegarem. E suas esperanças desmoronam mais uma vez!
Os guardas aparecem no final de um imenso corredor. São centenas. E estão chegando rápido. Você olha para o lado e percebe que R2D2 esta agindo de forma estranha. Ele pula de um lado a outro sem parar. É hora do androide usar todo o seu potencial. Percebendo o perigo iminente, R2D2 utiliza um conjunto de armas secretas. Ele maximiza sua capacidade de busca acrescentando em seu algoritmo a BUSCA DE APROFUNDAMENTO ITERATIVO, fazendo com que sua busca em profundidade, apesar dos limites exponencialmente crescentes, escolha o próximo nó para a expansão de acordo com uma função de avaliação.
Com isso, R2D2 passa a fazer uma busca recursiva de melhor escolha extraindo os contornos no espaço de estados. Ele analisa os corredores da Estrela da Morte não como ramificações, mas como faixas circulares em torno da nossa posição atual.
Faixas circulares medindo inúmeros corredores dentro de uma esfera gigante, descartando ramificações redundantes simplesmente eliminando nós indesejáveis, tudo direcionado por uma função de custo que recursivamente procura sempre a melhor escolha possível.
R2D2 abre uma porta lateral direcionando vocês para o hangar onde se encontra a Millenniun Falcon! O que ninguém imaginava é que dentro da nave Anakin Skywalker esperava pacientemente pelos dois. Que a força e o algoritmo em rede neural artificialmente inteligente em R2D2 estejam com você.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário