quinta-feira, 3 de novembro de 2016

18. Inteligência Artificial – A Chegada do Rei




Era uma sala apertada com pouca luminosidade. As cortinas pesadas e mal cheirosas cobriam todas as paredes. Sentado a uma mesa esquisita, Napoleão Bonaparte esperava impacientemente a chegada do Turco, um suposto jogador de xadrez autônomo que prometia nunca perder uma partida sequer. E junto com sua chegada viria à derrota de Napoleão.




O Turco iniciava a história dos jogos mecânicos. Seu inventor, o barão Wolfgang Von Kempelem (1734 – 1804) usava o Turco para enganar seus adversários mais temidos. Sua arma secreta era um humano especialista em xadrez escondido em um armário falso.




A primeira partida de xadrez em computador apresentou o programa ITEP de 1967 contra o programa de Kotok-McCarthy do MIT, tendo o programa ITEP vencido por 3 a 1. A partida foi transmitida por telegrafo. Contra os seres humanos o primeiro programa foi o MacHack-6 do MIT, obtendo um sucesso expressivo.
Quando nos tornamos praticantes do Xadrez, acumulamos pontos em um ranking que classifica e qualifica nosso desempenho. A pontuação de um iniciante comum, na United States Chess Federation, por exemplo, é de 1000 pontos. O MacHack-6 atingiu a pontuação de 1400, bem acima do nível iniciante. No início da década de 80, um programa conhecido como BELLE atingia pela primeira vez a classificação MASTER com 2250 pontos no ranking oficial. No final dessa mesma década, um computador inovador alcançava o título de GRANDMASTER com a pontuação 2500! Nascia o DEEP BLUE.




Aos 18 anos, do outro lado do mundo na ainda União Soviética, um gênio inacreditável assombrava os maiores enxadristas da época. Esse menino arrogante suicidava suas peças de forma irresponsável só para proporcionar armadilhas inescapáveis no decorrer do jogo. Os GRANDMASTERS esmagados diziam “nunca mais jogo com ele”. Em 1985, Garry Kasparov ganhava o titulo de campeão do mundo.




O ano de 1985 foi um ano especial para o cérebro artificial. A IBM lançava ao mundo seu mais novo projeto, uma placa de silicone com mais de 36 mil transistores e 2 milhões de jogadas analisadas por segundo. DEEP BLUE, vestido com um hardware truculento, tinha como objetivo roubar o título de campeão mundial de xadrez do abusado e talentoso menino Kasparov. E junto com a fama vieram as mais diferentes propostas.




Garry se propôs a participar de uma brincadeira contra um programa conhecido como NÊUTRON 9000, onde, após dar uma surra no jogador biônico, afirmou com ironia que “máquinas com fios, porcas e parafusos são burras por natureza”. Garry caminhava a passos largos para se tornar o maior jogador de xadrez de todos os tempos.




Ele era tão incrível que os especialistas pensavam em criar uma nova categoria, a classe kasparov SUPER GRANDMASTER. E com um único trono. O cenário para a luta do século estava se formando. Um computador poderoso com 2 milhões de jogadas por segundo contra o melhor cérebro jogador de xadrez da história do homem. A luta do século iria começar...


Nenhum comentário: