domingo, 13 de novembro de 2016
24. Inteligência Artificial – O Despertar da Fé
A inferência em lógica de primeira ordem no desenvolvimento das redes neurais artificiais está sendo aplicada às sentenças através dos quantificadores. A inferência possui uma propriedade muito especial. Se aplicada a determinadas regras de inferência simples, uma sentença com quantificadores pode dar origem à outra sentença sem quantificadores. Mas a base de conhecimento deve ser convertida para a lógica proposicional.
Essa nova sentença tem o incrível poder de substituir tanto as variáveis na sequência de implicação, quanto as que já estão na base de conhecimento. Esse conceito é conhecido como UNIFICAÇÃO. Sua regra ficou com o nome de MODUS PONENS. Essa regra logo evoluiu.
Ela passou a agir na hora em que a ação acontecia. A Modus Ponens Generalizada. A generalização ficou conhecida como ELEVAÇÃO. Essas regras de inferências elevadas exigem novas substituições que façam expressões lógicas diferentes parecerem iguais. O algoritmo UNIFICAR recebe duas sentenças e devolve uma unificada, desde que exista uma.
O MODUS PONENS pode agora ser aplicado nas sentenças atômicas da base de conhecimento. Ele começa um encadeamento para frente ou para trás. Ou acrescenta sentenças atômicas até não ser mais possível uma inferência adicional ou toma o sentido inverso do objetivo procurando em sua base de conhecimento anterior. E assim nascia o PROLOG, a linguagem de programação em lógica mais usada no planeta.
Um último mandamento deve ser escrito na tábua que contém as regras de inferência. Esse método produz um sistema de prova completa para uma lógica de primeira ordem. Ele é conhecido como RESOLUÇÃO. Nosso robô começava a provar e demonstrar os mais diversos problemas matemáticos. E ele estava fazendo isso na velocidade da luz.
O terreno onde o robô andava não tinha sido feito pelo seu inventor. De repente ele para na frente do TEOREMA DA INCOMPLETUDE DE GODEL. Godel descobriu que existem sentenças absolutamente verdadeiras que não podem ser provadas!
Pare para pensar, o robô agora esta usando a lógica de primeira ordem em suas sentenças proposicionais, criando uma nova linguagem através da UNIFICAÇÃO, e após uma ELEVAÇÃO, chegando a um nível de conhecimento que prova que existem verdades sem prova! Isso é que eu chamo de fé verdadeira.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário